Num mundo saturado de informações, é difícil acreditar que ainda haja espaço para a ausência de estudos em qualquer área específica. Entretanto, a constante evolução geográfica e as mudanças na superfície podem exigir uma atualização contínua das representações gráficas. Essa é a missão da LS Engenharia Geográfica, uma das aceleradas instaladas no UALG TEC CAMPUS.
Fundada em 2019, a LS Engenharia iniciou a sua jornada impulsionada pela visão empreendedora dos colegas Luís Sousa e Cláudio Sousa. O ponto de partida foi a área da Topografia, onde Luís já tinha experiência e uma carteira de clientes. A inovação surgiu quando perceberam as oportunidades em áreas menos exploradas, como o uso de dados de satélite para a produção de mapas, um setor que até então contava apenas com a atuação de grandes empresas.
Com o apoio do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, a empresa passou a dispor de um espaço físico e acesso a fundos e capitais europeus, que permitiram investir em equipamentos e na modernização.
Poucos meses após a concretização da sociedade já viria a primeira conquista: a empresa foi selecionada pela Agência Espacial Europeia (ESA) – expoente máximo do Programa Espacial Europeu – para participar num concurso destinado a pequenas empresas que se propusessem a utilizar dados de satélite e criar soluções inovadoras. O projeto ESA BIC Portugal foi aprovado, e a LS Engenharia Geográfica dedicou dois anos à sua execução.
Em 2022, com o negócio mais sólido e pronta para enfrentar os próximos desafios, a LS Engenharia passou a integrar o ecossistema de aceleração do UALG TEC CAMPUS. “O UALG TEC Campus é um ecossistema da Universidade. Essa ligação, até mesmo em termos de projeto, é crucial para nós. Estarmos intrinsecamente ligados ao ecossistema, não só representa uma referência, mas também se revela estratégico diante deste intercâmbio empresarial, potenciado pela presença de diversas empresas neste ambiente”, destacou Sónia Fernandes, Gestora de Projetos na LS Engenharia.
Atualmente, com uma equipa de cinco colaboradores, a empresa olha para o horizonte internacional planeando expandir a sua atuação e, além disso, continuar a sua missão de contribuir para causas sociais e ambientais.
À medida que avançam para o futuro, a LS Engenharia Geográfica não está apenas a mapear terras: está a construir pontes que conectam a inovação ao redor do mundo, solidificando o seu compromisso com a transformação geoespacial e global.
Aceda ao site da ls engenharia geográfica